UnB receberá ópera ao ar livre nesta terça-feira

A ópera de rua Olympia ou Sujadevez, de Jorge Antunes, vai se apresentar na UnB na próxima terça-feira, dia 23 de agosto, como resultado de parceria com a Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA). A apresentação, sob a regência do autor, acontecerá no espaço entre o Restaurante Universitário (RU) e o Café das Letras, às 12:30.

O enredo da ópera se passa na Grécia antiga, durante um banquete que a arconte Dilmias Roussélfies oferece aos atletas que venceram as Olimpíadas. Nomes como Dedoárdius Nocúnhus, Renânius Calhórdius, Mijanaina Paschoalis Circe, Bolsonárius Escrôtius e Michelius Thêmerus estão entre eles. Existem três finais diferentes para a ópera, e a plateia vota para escolher um deles.

Magno de Assis, chefe do Setor de Arte e Cultura da DEA, acredita que a apresentação vem fomentar uma das funções da Academia: ?Vemos a Universidade como espaço de reflexão e diálogo. A temática da ópera propõe um pensamento crítico, enquanto sua estrutura reflete o comportamento democrático quando convida o público a escolher um dos dois finais propostos pelo enredo?, disse.

Cantores solistas e coro são acompanhados por uma orquestra integrada de flautim, flauta, clarinete, clarinete baixo, violão, percussão, violoncelo, fagote e baixo elétrico.